
Pelo incrível que pareça, um dos maiores inimigos do seu carro pode estar dentro do tanque.
Também conhecido como combustível adulterado.
No entanto, todos nós sabemos que é mais comum do que o normal um posto de gasolina vender combustível adulterado, não é mesmo?
Mas afinal, como saber se você está abastecendo com algo de má qualidade e quais são os danos que isso pode causar ao seu veículo?
É com isso que vamos te ajudar neste post.
Ainda está aí? Confira!
Como saber se o combustível está adulterado?
Parece meio clichê, mas você deve "ouvir" seu carro para identificar o problema da maneira mais rápida possível.
Então, fique atento aos 03 principais sintomas que seu carro pode apresentar:
1. Falhas na partida
Seu carro está demorando muito para dar partida? Confirme se esse erro começou a aparecer depois que você trocou de posto, porque - se a resposta for sim - haverá grandes chances do combustível ser a causa dessa falha.
2. Consumo Maior
Se o consumo do seu veículo aumentou, é bom ficar ligado.
Alguns postos exageram na mistura para que o veículo tenha um "rendimento maior" , colocando desde água até componentes químicos. E para compensar isso, o sistema de injeção eletrônica liberará mais potência.
Além de consumir mais, o carro acaba falhando de repente e perdendo em desempenho.
Caso o aumento consumo não esteja relacionado a qualidade, veja aqui as 8 melhores dicas para economizar mais combustível.
3. Luz da injeção
Sabe aquela luz amarela do painel ? Pois bem, preste atenção para verificar se ela está acendendo sem nenhum motivo aparente.
Quando a gasolina está com algum problema, a luz acende pois o sistema de injeção não consegue fazer a "mistura ideal para a queima do combustível."
Além do mais, todos esses indícios pode acabar resultando em alguns danos ao seu precioso e querido automóvel.
Quais são as consequências?
Derretimento das mangueiras de combustível
Aumento de ruído no motor
Entupimento do carburador (no caso de carros que ainda usem o sistema)
Consumo maior de combustível
Poluição do óleo lubrificante, e sobrecarga das velas e válvulas
Corrosão dos pistões (motores a álcool)
Tanques, bicos injetores, filtros e bomba de combustível são os mais afetados (Necessitando a troca em muitos dos casos)
Perda total do motor (Em últimos casos)
Prejuízo ao meio ambiente
Como evitar essa situação?
#1 Abasteça sempre no mesmo posto
Ficar pulando de posto em posto não ajudará a descobrir qual é o posto que anda vendendo combustível batizado e também você não saberá qual o posto que nunca mais deve voltar.
Dica: Se você é da região do Ipiranga/Vila Mariana e redondezas, sempre indicamos o posto Ipiranga da rua santa cruz, altura 1770. O combustível deles é de ótima qualidade se comparado aos outros postos que existem por aí (Nós abastecemos nossos carros particulares apenas neste posto)
#2 Peça nota fiscal
Peça nota fiscal sempre que for abastecer em algum posto que não conhece, pois se for diagnosticado o problema com o combustível por seu mecânico de confiança, o local será obrigado a te reembolsar todos os custos.
Abasteci com combustível adulterado. E agora?
Você consegue - facilmente - ter indícios de que a gasolina está com a qualidade fora do normal através dos 03 sinais que estão neste post. No entanto, o diagnóstico preciso acontece apenas com o carro nas mãos do seu mecânico de confiança.
Em muitos dos casos, é necessário a retirada do tanque de combustível para limpeza geral e uma revisão no sistema de injeção eletrônica.
Há algumas exceções que, quando a gasolina foi usada por muito tempo por exemplo, chega a ser necessário até mesmo uma revisão completa.
Cote um seguro auto
Na correria do dia a dia, pode ser que acabe abastecendo em um posto que não conhece. Para momentos como este, contar com a assistência 24 horas do seguro é tudo de bom.
Se você chegou até aqui, realmente se preocupa com seu patrimônio, não é mesmo? Isso seria apenas mais um motivo para encontrar um seguro personalizado que caiba no seu bolso. A Luna é o jeito fácil para comparar e contratar um seguro de carro online.
Agora fique ligado a novos conteúdos que te ajudarão a cuidar melhor do seu carro em nosso blog.
Até mais!
Comments