Combustível Adulterado? Descubra os 3 grandes sinais!

Combustível Adulterado

Pelo incrível que pareça, um dos maiores inimigos do seu carro pode estar dentro do tanque.

Também conhecido como combustível adulterado.

No entanto, todos nós sabemos que é mais comum do que o normal um posto de gasolina vender combustível adulterado, não é mesmo?

Mas afinal, como saber se você está abastecendo com algo de má qualidade e quais são os danos que isso pode causar ao seu veículo?

É com isso que vamos te ajudar neste post.

Ainda está aí? Confira!

Como saber se o combustível está adulterado?

Parece meio clichê, mas você deve "ouvir" seu carro para identificar o problema da maneira mais rápida possível.

Então, fique atento aos 03 principais sintomas que seu carro pode apresentar:

1. Falhas na partida

Seu carro está demorando muito para dar partida? Confirme se esse erro começou a aparecer depois que você trocou de posto, porque - se a resposta for sim - haverá grandes chances do combustível ser a causa dessa falha.

2. Consumo Maior

Se o consumo do seu veículo aumentou, é bom ficar ligado.

Alguns postos exageram na mistura para que o veículo tenha um "rendimento maior" , colocando desde água até componentes químicos. E para compensar isso, o sistema de injeção eletrônica liberará mais potência.

Além de consumir mais, o carro acaba falhando de repente e perdendo em desempenho.

Caso o aumento consumo não esteja relacionado a qualidade, veja aqui as 8 melhores dicas para economizar mais combustível.

3. Luz da injeção

Sabe aquela luz amarela do painel ? Pois bem, preste atenção para verificar se ela está acendendo sem nenhum motivo aparente.

Quando a gasolina está com algum problema, a luz acende pois o sistema de injeção não consegue fazer a "mistura ideal para a queima do combustível."

Além do mais, todos esses indícios pode acabar resultando em alguns danos ao seu precioso e querido automóvel.

Quais são as consequências?

  • Derretimento das mangueiras de combustível

  • Aumento de ruído no motor

  • Entupimento do carburador (no caso de carros que ainda usem o sistema)

  • Consumo maior de combustível

  • Poluição do óleo lubrificante, e sobrecarga das velas e válvulas

  • Corrosão dos pistões (motores a álcool)

  • Tanques, bicos injetores, filtros e bomba de combustível são os mais afetados (Necessitando a troca em muitos dos casos)

  • Perda total do motor (Em últimos casos)

  • Prejuízo ao meio ambiente

Como evitar essa situação?

#1 Abasteça sempre no mesmo posto

Ficar pulando de posto em posto não ajudará a descobrir qual é o posto que anda vendendo combustível batizado e também você não saberá qual o posto que nunca mais deve voltar.

Dica: Se você é da região do Ipiranga/Vila Mariana e redondezas, sempre indicamos o posto Ipiranga da rua santa cruz, altura 1770. O combustível deles é de ótima qualidade se comparado aos outros postos que existem por aí (Nós abastecemos nossos carros particulares apenas neste posto)

#2 Peça nota fiscal

Peça nota fiscal sempre que for abastecer em algum posto que não conhece, pois se for diagnosticado o problema com o combustível por seu mecânico de confiança, o local será obrigado a te reembolsar todos os custos.


Abasteci com combustível adulterado. E agora?

Você consegue - facilmente - ter indícios de que a gasolina está com a qualidade fora do normal através dos 03 sinais que estão neste post. No entanto, o diagnóstico preciso acontece apenas com o carro nas mãos do seu mecânico de confiança.

Em muitos dos casos, é necessário a retirada do tanque de combustível para limpeza geral e uma revisão no sistema de injeção eletrônica.

Há algumas exceções que, quando a gasolina foi usada por muito tempo por exemplo, chega a ser necessário até mesmo uma revisão completa.


Cote um seguro auto


Na correria do dia a dia, pode ser que acabe abastecendo em um posto que não conhece. Para momentos como este, contar com a assistência 24 horas do seguro é tudo de bom.

Se você chegou até aqui, realmente se preocupa com seu patrimônio, não é mesmo? Isso seria apenas mais um motivo para encontrar um seguro personalizado que caiba no seu bolso. A Luna é o jeito fácil para comparar e contratar um seguro de carro online.

Agora fique ligado a novos conteúdos que te ajudarão a cuidar melhor do seu carro em nosso blog.

Até mais!

Quer receber mais conteúdos como esse?