Você sabe como um ar condicionado automotivo funciona? Veja agora mesmo [+Infográfico]


Ar condicionado carro

Antes de te explicar como um ar condicionado automotivo funciona, é legal o entendimento de como ele surgiu.

A ideia de condicionamento de ar que começou lá em meados de 745 d.C, veio a se tornar o que é hoje graças a Willis Carrier.

W. Carrier começou suas experiências com ar condicionado para resolver um problema prático que, no verão, prejudicava bastante a empresa em que trabalhava.

É até difícil de acreditar que a solução para nosso principal problema em dias com 40ºC começou a ser desenvolvido em 1902, não é mesmo?

Mas o primeiro carro a sair de fábrica com ar condicionado foi um packard 180 modelo 1940.

Pois é, como consequência deste processo, hoje você pode viajar com muito mais conforto, independente da temperatura que estiver afora.

Ainda aí?! Descubra agora mesmo como um ar condicionado automotivo funciona

Qual a importância do ar condicionado?

A importância do ar condicionado automotivo não é única e exclusivamente te dar mais conforto nesse trânsito caótico de São Paulo.

Além desta função, o A/C regula a qualidade do ar interior, no que diz respeito a temperatura, umidade, limpeza e movimento. E para tal, o sistema inclui as seguintes funções:

  • Aquecimento

  • Arrefecimento

  • Umidificação

  • Renovação

  • Filtragem

  • Ventilação

[Infográfico] Entendendo o ar condicionado automotivo

INFOGRÁFICO - ENTENDENDO O AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

Qualquer sistema que diminui a temperatura funciona de forma semelhante e, apesar de ser bem complexo, o funcionamento é bem fácil de entender:

  1. O gás é colocado em um sistema selado

  2. Este gás é então pressurizado usando um compressor e como é pressurizado, ele fica quente absorvendo o calor em torno dele

  3. Este gás quente é então circulado através de uma série de tubos que dissipam o calor

  4. Cientificamente, o gás remove o calor ao invés de adicionar algum componente frio (mas essa é uma lição de física que realmente não importa para nós agora)

  5. O gás pode perder muito calor, e em outras palavras, ficará muito frio quando a pressão for reduzida

Componentes do ar condicionado

  • Compressor: É o coração do seu sistema de a / c. O compressor, executado por uma correia do motor. é o que leva o refrigerante (o gás) e o pressiona para arrefecer o ar.

  • Condensador: O condensador é quase um mini radiador. O ar quente e comprimido passa pelo condensador e fica muito mais frio. À medida que esfria, torna-se um líquido.

  • Evaporador: O evaporador é outro mini radiador que faz exatamente a tarefa oposta do condensador. À medida que o líquido super-frio é passado através de seus tubos, o ar é forçado a entrar e fica realmente frio, logo antes de atingir seu rosto.

  • Válvula de Expansão: Já que você não deseja congelar seus dedos, então o sistema A/C possui uma válvula que controla o fluxo de refrigerante super-frio para o evaporador.

  • O Filtro Secador: o filtro secador, é uma espécie de segurança para seu sistema. O compressor apenas suporta comprimir a forma de gás do seu ar. No entanto, sempre há uma chance de que algum líquido possa voltar e o Filtro secador, trava este liquido antes que danifique o seu compressor.

CONCLUSÃO

Agora você conhece, além da história, como o ar condicionado funciona, sua importância e seus componentes.

Tenha em mente que, quando se trata do seu ar condicionado, seu conforto e sua saúde estão em jogo, não é mesmo?

Agora, se você evita ligar o A/C do seu carro porque parece que tem um gambá morto dentro do seu carro, conheça a oxi-sanitização e como ela deixará seu carro cheiroso

Quer receber mais conteúdos como esse?