As 5 dicas indispensáveis de manutenção veicular para empresas com frotas


Manutenção de frota veicular
Manutenção de frota veicular

Como proprietário de uma frota, a manutenção de seus veículos é uma parte essencial para manter seu negócio funcionando. Se você tiver veículos inadequados para circular, suas operações podem ser prejudicadas (Mas você já sabia, não é?!)

Para ajudar a manter sua frota em movimento e minimizar o tempo de inatividade do veículo, reunimos 5 dicas de manutenção veicular para você seguir. Uma frota bem mantida não apenas é mais confiável, mas você também pode economizar dinheiro em combustível e reparos, ajudando na linha superior da sua frota.

1. Verifique a pressão dos pneus regularmente

Se os pneus de um veículo estiverem com pressão insuficiente, o motor trabalhará mais para manter o carro em movimento, o que pode aumentar drasticamente o consumo de combustível.

Além de verificar se há cortes ou protuberâncias na parte externa dos pneus do veículo, você deve sempre tentar manter os pneus calibrados com a pressão ideal. Você pode encontrar essas informações no manual do veículo ou, às vezes, na parte interna da porta do lado do motorista.

2. Manter o óleo do motor no nível correto

Se o nível de óleo do motor do seu veículo cair muito, as peças do motor podem sofrer danos significativos com extrema rapidez. A maioria dos veículos modernos tem um alerta no painel para avisá-lo quando o óleo do motor está baixo, no entanto, você também pode verificar por si mesmo usando a vareta que mostra o nível do óleo. Em menos de 2 minutos você pode evitar a dor de cabeça de ter que "fazer o motor do carro".

3. Substitua as baterias gastas

O motivo mais comum de falha repentina do carro é a falha da bateria e o risco nunca é maior do que durante os períodos em que seus veículos não são usados ​​com frequência. A maioria das baterias de veículos tem uma garantia de 3 a 5 anos, então é uma boa ideia substituir a bateria quando ela acabar.

4. Faça a manutenção de seus veículos com frequência

Durante um serviço, seus veículos serão verificados para garantir que ainda estejam em condições seguras e confiáveis. Não é um requisito legal para fazer a manutenção de seus veículos, mas é uma ótima maneira de detectar quaisquer problemas antes

que eles piorem e economizar dinheiro na manutenção do veículo a longo prazo.

Prevenir é 100x melhor do que remediar, tanto para o seu bolso quanto para a operação da sua empresa. Nós temos um processo de avaliação gratuita, caso você queira dar um check para ver se realmente há necessidade de revisão ou não.

5. Teste seus freios

Quando você opera uma frota de veículos, a demanda por seu negócio pode variar ao longo do ano. Durante os meses menos ocupados, certifique-se sempre de manter os veículos em movimento de vez em quando, tendo o cuidado especial de testar os freios. Independentemente do tipo de veículo que compõe a sua frota, mesmo viajar uma curta distância pode ser altamente benéfico para a saúde geral do seu carro.

Bônus: Contrate um seguro de frotas

Não importa se a sua frota tem 2 carros ou 50 carros, uma apólice para frotas pode te ajudar a economizar horas valiosas, já que você terá apenas uma seguradora para se preocupar. Além disto, um seguro para frotas também pode te economizar dinheiro, uma vez que as seguradoras tendem a oferecer descontos em massa para veículos adicionais que forem segurados. Caso surja alguma emergência, também é bom ter um suporte de úlima hora para não deixar nenhum carro fora de operação. Se você já tem uma apólice de seguro para frotas (ou até mesmo de seguro empresarial), é comum que - como empresário - não tenha tempo para revisar suas coberturas e ver se realmente o seguro contratado está dentro das necessidades da sua empresa, não é mesmo? Confira esse post sobre cinco sinais de que a ápolice de seguro da sua empresa está desatualizada para ver se este é o seu caso! Por hoje é só, espero ter ajudado, afinal, um empreendedor sempre ajuda o outro. Até a próxima!


Tags:

Quer receber mais conteúdos como esse?