Verifique esses 10 itens e viaje de carro com segurança!


O verão chegou , a praia está te esperando e você parado na estrada por esquecer de colocar seu carro no plano de viagem. História triste que pode acabar se tornando realidade.

Sabemos que escolher um destino para passar uma parte de suas preciosas férias , é costume do brasileiro. Além disso , tudo o que você mais quer é curti-las sem preocupações , não é mesmo ?

Se você faz parte do grupo de pessoas que pensam em colocar o pé na estrada , é necessário que leve em consideração o meio que te ajudará com isto : seu carro.

Descubra agora mesmo tudo o que você deve saber e verificar no seu veículo para fazer uma viagem sem dores de cabeça:

Ainda aí?

Confira e faça uma viagem tranquila!

Principais Itens para se verificar

1. Pneus

Cheque a pressão de todos os pneus, e fique ligado à demanda de peso que o carro terá que carregar; bagagens e passageiros. Pois nestas condições quase todos os modelos de carro exigem pressões diferentes das usadas no dia-a-dia.

Não se esqueça de dar uma olhada no estepe. Caso haja alguma avaria, substitua-o para usá-lo se precisar.

2. Triangulo, macaco e chave de roda

Confira se os itens de segurança estão no carro e em bom estado. Porque , se for preciso, um triangulo com a haste quebrada, por exemplo, não serve para nada.

3. Sistema Elétrico

Lanternas, faróis, piscas e lâmpadas são itens fáceis de serem analisados e essenciais , principalmente ser for dirigir a noite.

Você pode verificar as principais luzes do sistema elétrico dando seta e pisando no freio com alguém atrás de seu veículo, conferindo se as mesmas estão em perfeito funcionamento. Caso não haja ninguém para lhe auxiliar, basta colocar um tijolo ou algo pesado pressionando o freio.

4. Radiador

Você já deve ter visto algum motorista parado na estrada de capô aberto com o motor fervendo, não é ? Para que isto não ocorra, é necessário deixar a água do radiador no nível certo e o fluído do sistema de arrefecimento em dia.

Pois é este fluido que ajuda a manter a temperatura do motor , evitando o aquecimento.

5. Freios e Suspensão

Ir à qualquer lugar com o sistema de freios deixando a desejar e com a suspensão barulhenta não é nada interessante e muito perigoso.

Tanto o sistema de amortecimento quanto os freios devem ser revisados a cada 10 mil km, e mesmo para quem está com as revisões em dia, é legal conferir o fluido do freio para que o sistema não falhe quando for necessário.

6. Óleo e Filtro do motor

É essencial verificar o prazo de validade do filtro e óleo do motor, pois podem acabar comprometendo o rendimento do motor e aumentando significadamente o consumo de combustível.

Em caso de vencidos, vá ao seu mecânico para fazer a substituição e aproveitar para checar os demais itens.

7. Filtro de Ar e combustível

Os filtros de ar e de combustível estão diretamente ligados com o funcionamento do motor.

É importante saber que , em caso de muita sujeira, podem entupir e te deixar na rua, além de também aumentar o consumo de combustível.

8. Palhetas

Imagina que triste seria: começou a chover forte, você está na estrada e seus limpadores de para-brisa estão lá para dificultar a sua vida. Para que isto não aconteça com você, confira se a borracha não está ressecada ou se as palhetas não estão tortas antes de cair na estrada.

9. Combustível

Você não faz parte do grupo de pessoas que abastece no lugar mais barato , porque sabe que o barato pode acabar saindo caro , não é mesmo ?

Tenho certeza que você não quer chegar de viagem e ter que gastar rios de dinheiro porque a "mistureba" do posto barato estragou eu carro.

Portanto, abasteça em um posto de confiança (Como Posto Ipiranga ou Shell, por exemplo) , porque além de evitar este tipo de problema, seu veículo terá um desempenho muito melhor.

(Como você ainda está aqui, tenho um presente para você que é esse artigo com as 8 melhores dicas práticas para economizar combustível. )

10. Correia Dentada

Nem todos os automóveis possuem correia dentada, caso o seu tenha, de MUITA atenção a este elemento na revisão preventiva (Trocada a cada 50 Mil km).

Uma vez que for rompida, não há o que fazer, seu carro terá que ser guinchado e isto adiará todo o seu plano de descanso.

Bônus: Filtro de cabine e Higienização por Ozônio

Oi ?! Poucos sabem o que e o quão importante é.

O seu Ar Condicionado pode estar infestado de fungos, bactérias, ácaros e outros micro-organismos que fazem mal à saúde e ,com certeza, a melhor forma de você e sua família conseguirem respirar ar puro ao andar no seu carro é higienizando o ar com ozônio.

A Oxi-sanitização ou higienização por ozônio é um serviço automotivo que está diretamente relacionado a sua saúde. Sim , isto mesmo, é um processo que consegue eliminar totalmente odores e organismos (como bactérias, fungos, mofos e vírus) que não são muito bem vindos.

Se você quiser entender mais sobre esse milagre, dá uma conferida no nosso artigo o que é Oxi-sanitização e como ela vai deixar o seu carro cheiroso?

Conclusão

Colocar tempo para revisar e verificar seu carro acaba sendo um investimento e , certamente, colaborando com seu momento de descanso, não é mesmo?

Neste post, enumeramos 10 itens de um check-list para prevenir problemas com seu carro ao longo do caminho, fazendo com que você chegue ao destino escolhido e retorne à sua casa sem dores de cabeça.

Se você quiser receber qualquer conteúdo em primeira mão, assine nossa newsletter.

Agora, é só checar e colocar o pé na estrada.

Boa viagem a até mais!

O quiz da revisão preventiva

Quer receber mais conteúdos como esse?